terça-feira, abril 21, 2009

Adélia Prado

com Licença Poética

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
- dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade da alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.

Modinha

Quando eu fico aguda de saudade eu viro só ouvido.
Encosto ele no ar, na terra, no canto das paredes,
pra escutar nefando, a palavra nefando.
Um homem que já morreu cantava:
"A flor mimosa desbotar não pode,
nem mesmo o tempo de um poder nefando."
- mais dolorido canta quem não é cantor.
A alma dele zoando de tão grave, tocável
como ar de sua garganta vibrando.
No juízo final, se deus permitisse, eu acordava um morto com este canto,
mais que o anjo com sua trombeta.

3 comentários:

Jéssica Bittencourt disse...

eu acho lindíssimo isso tudo!
só lembro da eliana quando vejo esse poema, ela como sempre, sabe dar vida ao texto...mesmo quando o texto já é tão vivo por si só como este.

Luiz disse...

Enviei as fotos por email porque não sei como enviá-las por aqui. Foram fotos tiradas por mim na Flip de 2006 em que Adelia participava de uma mesa. Ela é a doçura em pessoa. Falou de coisas bem simples como cozinha e comidas, de pessoas bem simples como a dona de casa que lia seus poemas, do seu dia-a-dia de interior... Contudo, falou de coisas bem graves como a guerra, como as pessoas-bomba, sem perder a mesma doçura de sempre, inteligentemente firme e delicada. Ficou o gosto de quero mais, muito mais, do cafezinho numa rede no alpendre de uma fazenda das Geraes.

Camila Maia disse...

Adoro o trabalho da Adélia Prado, e tb gostei muito do blog.
Tentei me tornar seguidora e não consegui.
De qq maneira, o link já está nos meus favoritos.
Beijão.
Camila
www.camilamaia.com